Inevitável Verão 2009

domingo, 22 de março de 2009

Resumo dissertação

RESUMO
GOUVEIA, Maria Júlia A. Imagens de “meninos de rua”: da enunciação ao evanescimento. São Paulo, 2003, 125p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Este estudo investiga a interseção entre, de um lado, as práticas institucionais e jurídicas dirigidas aos “meninos de rua” no passado recente brasileiro – e mais especificamente paulistano – e, de outro, a imagem que foi deles cristalizada, no cruzamento de diversos olhares. O objetivo é desvelar que sujeitos foram forjados nesse processo de constituição do “menino de rua”, o qual é tomado como um recorte da categoria “menor” que, no mesmo movimento em que foi enunciado no final da década de 1970, foi alçado a representante emblemático dessa menoridade. Numa perspectiva apoiada em Foucault, o estudo analisa dez fotografias de “meninos de rua” publicadas na imprensa paulista entre 1978 e 1998, trançando a análise do conjunto de imagens com a das práticas históricas institucionais e jurídicas voltadas a esse segmento da população. Seguindo o fio do espaço/tempo e o do controle dos corpos, a análise acompanha a forma como os “menores” vão sendo tomados como “ovelhas”, “profetas”, alvos da violência e do esquadrinhamento, organizados e reivindicatórios, mais tarde sujeitos de direitos, alvos da intervenção que busca resgatá-los pela arte, para, pouco tempo depois, serem submersos na categoria “adolescente infrator”, na imagem da delinqüência. Sujeitos que transitaram da enunciação ao evanescimento. No sentido de produzir novas configurações, o estudo pleiteia a retomada da intervenção educacional com base na arte, para projetar sujeitos estetas que, no presente, possam tecer com os educadores o seu – e o nosso – futuro.
Palavras-chave: educação de crianças e adolescentes; menor; meninos de rua; educador de rua; fotografia.

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